Realizado – Conversas sobre Envelhecer – Dra. Ana Claudia Quintana Arantes e Convidados

Nosso Brasil envelhece na velocidade mais assustadora do planeta. Em 2050, um em cada cinco brasileiros vai ter mais de 60 anos. E o nosso maior problema é que nossa cultura não ensina como vamos lidar com a nossa realidade quando chegar a nossa hora de fazer parte desta estatística ou quando alguém que amamos muito precisar de um olhar diferente para o tempo de envelhecer.

Então…Diante da certeza de que vai envelhecer, como você se sente? A maioria das pessoas parece não lidar bem com a ideia, uma realidade da qual é impossível escapar e que se faz presente a cada dia que passa. Como não há um remédio milagroso, o melhor é tentar compreender o processo de envelhecimento em vez de escolher ser uma vítima do tempo.

No início do século passado, em 1900, seria uma felicidade se pudéssemos passar dos 40 anos. Hoje, nossa vida muitas vezes só encontra sentido exatamente a partir dos 40 anos, quando acreditamos que o melhor está por vir. O problema maior que nos ronda é que para chegarmos aos 80 anos ou mais precisamos envelhecer. O mérito (ou a responsabilidade) vai depender exclusivamente das nossas escolhas de comportamentos internos e externos realizados a cada dia, a cada momento da nossa vida.

Vamos então conversar sobre isso? 

Aspectos físicos, emocionais, familiares, sociais e espirituais estão envolvidos neste complexo tempo que chega com a idade mais avançada e aqui vamos detalhar cada um deles e oferecer a chance de iluminar nossas escolhas a fim de vivermos muito melhor esse tempo!

Quem vai conduzir nossas conversas:

Gustavo Gitti – é professor de TaKeTiNa (transformação pelo ritmo), facilitador de meditação no Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB SP (como aluno de Lama Padma Samten), colunista da revista Vida Simples com foco em relacionamentos e coordenador do olugar.org, espaço online que reúne pessoas de todo o Brasil dispostas a experimentar práticas de florescimento humano em meio à vida cotidiana.

Jeanne Pilli – é Farmacêutica-Bioquímica de formação pela FCF USP. Foi certificada como instrutora de yoga pelo IEPY – Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga, do Prof Marcos Rojo. É aluna do Lama Padma Samten e do Prof Alan Wallace. Em 2013 recebeu a certificação de Instrutora do Programa “Cultivating Emotional Balance”, criado pelo Prof Alan Wallace e por Paul Ekman, pelo Santa Barbara Institute e oferece cursos e oficinas em diversos formatos para diferentes públicos. É tradutora de livros budistas e intérprete de mestres budistas do inglês para o português.

André Gravata – é alguém apaixonado pelas miudezas do cotidiano. Autor do livro de poesias Sublime e coautor do Volta ao mundo em 13 escolas e Mistérios da Educação. É um dos criadores da Virada Educação, que mobiliza escolas e territórios pelo Brasil. É um dos articuladores do projeto Criativos da Escola, no Instituto Alana, e colunista do UOL.

Eduardo Amuri – Ajuda famílias, autônomos e pequenas empresas a lidarem com suas finanças. É um dos coordenadores do Lugar, onde ministra o curso “Pó Mágico: como mudar sua relação com o dinheiro e torná-lo um aliado”. Se interessa pela relação do homem com o dinheiro e tenta entender como o potencial financeiro pode ser utilizado para transformar nossas vidas. Além das questões econômicas, se interessa também por explorar a ideia de que empresas podem ser construídas e reestruturadas de maneira mais humana e menos quadrada, beneficiando quem produz e quem consome.

Ana Claudia Arantes – médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Em 2012, publica seu primeiro livro de poesia, Linhas Pares, assinando como Claudia Quintana, que será utilizado três anos depois como intervenção num estudo sobre controle de dor e qualidade de vida de pacientes com câncer avancado com excelente resultado da poesia. Participou do TEDx FMUSP com a palestra ” A Morte é um dia que vale a pena viver” e lança um livro pela editora Leya – Casa da Palavra com o mesmo título que permanece entre os mais vendidos e recomendados. Atualmente docente da The School of Life, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”. Coordena o curso avançado de Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar. Desde 2015 vem desenvolvendo cursos e intensivos de Conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema. Atualmente trabalha em meu consultório particular no atendimento de pacientes na Geriatria, Cuidados Paliativos e suporte ao luto. E desde que nasceu, envelhece.

Conteúdo da nossa conversa:

  • O que nos espera na dimensão física e como nos preparamos para lidar com isso
  • Meditação sobre o tempo: a compaixão essencial pela nossa vida que segue.
  • Consciência da questão social e profissional: como planejar a aposentadoria e o que isso significa sob todos os aspectos
  • A família e a idade de seus membros: sabemos educar nossos filhos para que continuem nos respeitando como pais e como seres humanos?
  • A questão mais importante: relacionar-se
  • A morte e a vida nos nossos últimos anos de existência: como se preparar
  • As miudezas da vida em todos os seus dias

A quem interessa: todo mundo que não deseja morrer cedo demais.

Quando: 18 a 19 de fevereiro de 2017

Horário: 10:00 as 17:00hs

Café da manhã, almoço e lanche da tarde: imperdíveis e incluídos

Onde: TeArte

Rua Tomas Gonçalves, 138 – Butantã – São Paulo – SP

Para se inscrever:
https://www.sympla.com.br/conversas-sobre-envelhecer-com-dra-ana-claudia-quintana-arantes-e-convidados__104507

Share on FacebookEmail this to someoneShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 thoughts on “Realizado – Conversas sobre Envelhecer – Dra. Ana Claudia Quintana Arantes e Convidados

    1. Oi Stella! Infelizmente não tem como fazermos as oficinas online. Mas o Duda Nascimento sempre oferece essas mesmas oficinas no Rio. Procure por ele no Facebook. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *