Meditação Guiada – Cultivando a Estabilidade

O Prof Alan Wallace disse recentemente que “vivemos em uma era de deficit de atenção”. Talvez essa seja a raiz de todos os dramas dos relacionamentos. Temos uma imensa dificuldade de oferecer o maior presente que podemos dar ao outro: a nossa atenção.

Veja estes vídeos curtinhos de entrevistas do Prof Alan Wallace, de Matthieu Ricard e de Jetsunma Tenzin Palmo às australianas que organizam o movimento “One Moment Please“.

(acione a legenda em português no ícone quadradinho do lado direito inferior da tela – segundo ícone da esquerda para a direita)

Podemos cultivar a atenção durante todo o dia. Podemos até iniciar elegendo tarefas como tomar banho, lavar a louça, almoçar ou qualquer outra para estarmos completamente presentes, relaxados, abertos para o frescor de cada momento. Aos poucos, vamos estabelecendo uma nova forma de nos relacionarmos com o mundo.

Mas é preciso treinar um pouquinho de maneira mais estruturada. As técnicas mais utilizadas são as práticas de shamatha.

Shamatha pode ser traduzida como aquietar, cultivar ou familiarizar-se. A base de qualquer prática meditativa é o relaxamento. Se pensarmos em shamatha como se fosse uma árvore, o relaxamento seria a raiz. Aqui está uma meditação guiada para treinar o relaxamento. Comece por aqui:

http://www.sukha.net.br/meditacao-guiada-cultivando-o-relaxamento/

Mas relaxar não é suficiente. É preciso treinar a estabilidade da atenção; na metáfora da árvore, a estabilidade seria o tronco. Estabilidade é a habilidade de sustentar o foco da atenção no objeto de escolha. Nesta prática, escolhemos as sensações da respiração no abdômen. As sensações táteis são por si só silenciosas; não tem conceito e nem discurso ali dentro. A mente pode por fim descansar, em um modo não conceitual. O relaxamento permite que a mente estabilize e a estabilidade aprofunda o relaxamento.

Divirta-se!

https://soundcloud.com/jeanne-pilli/atencao-plena-a-respiracao-abdomen

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