Sobre como começar a meditar

Recentemente li neste site maravilhoso que sempre acompanho, uma instrução simples e linda, escrita por Erik Pema Kunsang, grande praticante e professor de meditação e filosofia budista.

Traduzo aqui para vocês, com muita alegria.

 

“A maioria de nós já viu uma foto de um meditador com o corpo bem posicionado: costas retas, pernas relaxadamente cruzadas, cabeça equilibrada sobre a coluna, palma das mãos apoiadas nos joelhos ou no colo. Supostamente, é só sentar e permanecer sentado.

Se seguir essas instruções, seu corpo estará em postura de meditação. Mas você não é o seu corpo. Você está em um corpo. Não é o corpo que medita; é a mente. A meditação ocorre no domínio da consciência: naquele em que você que está consciente e pensa, sente e experiencia. O corpo é o seu veículo, sua habitação temporária. A comanda, o corpo executa.

Meu professor, Tulku Urgyen Rinpoche, ensinava que a meditar significa não oscilar quando algo acontece. Isso significa que sua consciência é capaz de apenas ser. Nesse estado contínuo de apenas ser, podemos usar técnicas para permitir que a sabedoria transcendente e a compaixão se desdobrem.

 

 

 

 

Meditação para iniciantes.

Relaxe sobre o assento da cadeira ou sobre a almofada, com a espinha ereta e, por alguns instantes, apenas fique sentado. Então pense: vou usar esse tempo para ser o melhor que posso ser, o mais consciente, gentil e com a mente o mais aberta possível, para ajudar a mim mesmo e a todos os outros.

Respire naturalmente, relaxe cada músculo profundamente e apenas “seja”.

Experimente isso por algum tempo e veja o que acontece. Não traga muitas ideias sobre meditação ou sobre como meditar. Permita-se apenas ser. Essa é a base para um iniciante.

Toda vez que esquecer o que está fazendo, basta recomeçar novamente desde o início. Pare após cinco minutos e formule o seguinte desejo: que a bondade de estar presente, com gentileza e com a mente aberta, traga benefícios para mim e para todos os outros seres.

Aos poucos, você terá alguma experiência pessoal sobre como é de fato apenas ser, sem fazer nada, em um estado de prontidão.

Esta é uma base simples, que pode ser expandida infinitamente.”

 

Tradução livre do original http://levekunst.com/how-to-begin-meditation/

2 comentários sobre “Sobre como começar a meditar

  1. Edi Xavier da Guirra

    Adorei a mensagem simplesmente SER!!

  2. Ana Paula

    Com muita alegria leio,releio e agradeço sua tradução!